40º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DIREITO (ENED)

14/07/19
access_time 09:30h
location_on Curitiba-PR

Descrição do Evento

2019 é o ano do quadragésimo Encontro Nacional de Estudantes de Direito, um dos maiores e mais tradicionais encontros estudantis do país. Mas este também é o ano dos grandes desafios do Judiciário e de quem defende um direito socialmente referenciado.
Um direito socialmente referenciado que dê atenção aos anseios daqueles que mais precisam dele. Da negritude pobre das favelas que precisa de serviços públicos de qualidade e de punições mais severas aos casos de discriminação e racismo. Das mulheres, que necessitam ter como legítima a autonomia sobre seu próprio corpo e a garantia, por parte do Estado, de que será respeitada em todos os ambientes sociais. Da população LBGT que clama por direitos iguais e liberdade plena de existência.
Um direito socialmente referenciado que garanta aos movimentos sociais todas as condições de manifestação, com liberdade e condições de influenciar nas decisões governamentais.
Um direito socialmente referenciado que garanta, enfim, direitos.
Que permita reformas do Estado nas áreas econômica, ecológica, trabalhista e energética sem abrir mão da soberania nacional e da inserção do povo nas dinâmicas do país.
Que permita que o Princípio da Dignidade da Pessoa se torne efetivo, assegurando direitos humanos, dando voz aos povos tradicionais, desmontando o Estado de Polícia miliciano (Marielle presente!) e dando fim à já derrotada guerra às drogas.
Um direito socialmente referenciado e um Judiciário corajoso o suficiente para enfrentar desafios necessários, como a prisão em segunda instância (Lula livre!), a criminalização da homofobia, a constitucionalidade das reforças que caçam os direitos do povo, entre tantas outras questões.
E, por fim, um direito socialmente referenciado que permita a idealização de uma nova utopia. De um novo marco teórico. De algo novo. Que nós, estudantes de direito, tenhamos condições de auxiliar na construção uma nova perspectiva de Estado e de país, que nos permita o enfrentamento do neoliberalismo e das políticas de austeridade anti-povo.
Portanto, é necessário que as cortes venham às ruas. Que o Judiciário venha às ruas. Que nós, estudantes de Direito, venhamos às ruas. Que ouçamos o povo e sejamos, sim, formadores de opinião.
E é nesta capital, que se tornou centro político e jurídico nacional, palco do lançamento das Diretas Já, centro da Operação Lava Jato, local em que permanece preso o Ex-Presidente Lula, berço da resistência, que o 40º ENED se apresenta, conclamando a todos e todas a participarem deste que será um Encontro histórico!

Informações

  • Data: de 14 a 20 de julho de 2019
    Este evento já aconteceu. Que pena!
    Você pode descobrir mais informações sobre as próximas edições enviando uma mensagem para o organizador.
  • Local: Curitiba, PR
  • Endereço: UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Site: Clique aqui para acessar

Receba novidades no seu email!

Criar
evento
Ajuda