Memória e Ditadura na UFF: 50 anos da lista de cassação do AI-5

25/04/19
access_time N / D
location_on Niterói-RJ

Descrição do Evento

Seis docentes da Universidade Federal Fluminense foram cassados pela ditadura empresarial-militar, no dia 28 de abril de 1969, em lista de cassação produzida na esteira do Ato Institucional n°5 (AI-5). Para marcar os 50 anos do fato histórico e político, a Aduff-SSind promove atividade de debate sobre a atualidade do tema e de homenagem aos docentes cassados.

Compõem a mesa as professoras Miriam Limoeiro Cardoso, Socióloga, Professora Aposentada (UFRJ/UFF); Kátia Pinheiro, Historiadora, Professora da UCAM; Lérida Povoleri, Professora de Economia (UFF) e Rafael Vieira, Professor do Curso de Políticas Públicas (UFF).

A intenção é, por meio da homenagem, produzir um debate sobre a história da ditadura e dos aparelhos repressivos do regime civil-militar instalados nas universidades brasileiras e na UFF, em particular nos anos de 1960 e 70.

O evento também integra o Circuito pela Democracia, iniciativa da ‘Rede de Filhos e Netos por Memória, Verdade e Justiça’, com o intuito de promover eventos debatendo a ditadura no Brasil, no ano em que se completam 55 anos do golpe de 1964.

Saiba mais em: http://bit.ly/2GjgsGU

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFF, em Niterói (Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá).

Informações

  • Data: 25 de abril de 2019
    Este evento já aconteceu. Que pena!
    Você pode descobrir mais informações sobre as próximas edições enviando uma mensagem para o organizador.
  • Local: Niterói, RJ
  • Endereço: Rua Presidente Pedreira, 62, 2º andar. Ingá. Niterói
  • Responsável: ADUFF SSind
  • Site: Clique aqui para acessar

Receba novidades no seu email!

Criar
evento
Ajuda