X Seminário de Direitos Humanos no Século XXI

26/11/18
access_time 08:00h
location_on São Paulo-SP

Descrição do Evento

X Seminário "Direitos Humanos no Século XXI" - Direitos Humanos, Cidadania e Educação: 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, 50 anos da Pedagogia do Oprimido e 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil

Maiores informações em: https://bit.ly/1JmTZR2

O tema Direitos Humanos tem ocupado lugar de destaque na agenda de organizações nacionais e internacionais. Educar em Direitos Humanos e para a Cidadania são compromissos de todas as instituições de ensino determinados em documentos oficiais (Planos Nacional e Estadual de Direitos Humanos, Constituição da República Federativa do Brasil, Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração e Programa de Ação de Viena e, atualmente, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos).
O Brasil, como país membro da Organização das Nações Unidas, tem assumido compromissos no sentido de desenvolver políticas públicas e direcionar a educação escolar, em todos os níveis, para o desenvolvimento de temáticas relacionadas à Democracia, aos Direitos Humanos e à Cidadania. Soma-se a este fato, o momento histórico em que vivemos, no qual assistimos cotidianamente ocorrências que denunciam o desrespeito aos direitos expressos na Declaração Universal de Direitos Humanos que, neste ano, completa 70 anos, e garantidos na Constituição da República Federativa do Brasil.
Consideramos que existe um processo de democratização em curso mas que assume diferentes formas de acordo com a situação específica de cada Estado e segundo a história de cada sociedade civil. No caso da sociedade brasileira, foi relevante o impacto da ditadura de 1964 e os processos de redemocratização política para a restauração do Estado de direito e, posteriormente, o processo de ampliação da cidadania.
Há que se considerar, no período democrático, que a exclusão social moderna mudou de natureza. Em suas diferentes formas, desde a econômica até a que diz respeito aos direitos de cidadania das minorias sociais, devem ser discutidas e colocadas em pauta apontando que a democracia e os vários documentos internacionais de direitos humanos não têm conseguido livrar uma legião de pessoas da total exclusão ou dos preconceitos que também excluem, contudo, é através da democracia, do reafirmar dos direitos humanos, da ação política e da participação que a superação das desigualdades e da exclusão pode ser conseguida.
Nesse sentido, a Universidade, as escolas de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento, outras instituições assim como a sociedade como um todo, não podem se isentar da sua responsabilidade de promover o debate e a reflexão com vistas a orientar ações concretas no campo específico dos Direitos Humanos e da formação para a Cidadania.

Informações

  • Data: de 26 a 29 de novembro de 2018
    Este evento já aconteceu. Que pena!
    Você pode descobrir mais informações sobre as próximas edições enviando uma mensagem para o organizador.
  • Local: São Paulo, SP
  • Endereço: Av. Higino Muzi Filho, 737 - Mirante, Marília - SP, 17525-900
  • Responsável: UNESP
  • Telefone: (14) 3402-1300
  • Site: Clique aqui para acessar

Receba novidades no seu email!

Criar
evento
Ajuda